Rádio Nova Salvador FM

(51) 3638-1490 / (51) 99827-7600

Ouça Ao Vivo!Rádio Nova Salvador Ao Vivo

Dia 9 de julho tem ordenação diaconal em Estrela

Está se aproximando uma importante data para a Diocese de Montenegro: dia 9 de julho próximo, nossa Igreja está em festa, pois um de nossos seminaristas será ordenado diácono, em cerimônia que inicia às 15h, na Paróquia São Cristóvão, do bairro Boa União, de Estrela. Leandro Luiz Ludwig, que conclui a etapa de formação chamada de “configuração”, receberá o primeiro grau do sacramento da Ordem pela imposição das mãos de Dom Paulo De Conto, junto à Romaria Vocacional Diocesana.

Nascido em Poço das Antas, em 19 de setembro de 1989, Leandro alimenta desde criança a vontade de ser padre. O convívio com os padres sempre foi sua grande inspiração. Leandro ingressou no seminário São José, de Gravataí, no ano de 2005, onde fez o ensino médio. Em 2008, na mesma casa de formação, cursou o ano propedêutico. No ano de 2009, ingressou no Seminário São João Batista, de Viamão, para iniciar os estudos de Filosofia, concluindo a etapa do “discipulado” (os três anos de Filosofia) em 2011. De 2012 até o final deste ano de 2017, Leandro cursa a graduação em Teologia na PUCRS, na etapa da configuração. No ano de 2013, o jovem fez uma pausa na caminhada de formação, para acompanhar sua mãe, que sofria de uma enfermidade. O ano pastoral do seminarista Leandro foi vivido em 2016 na Paróquia São Cristóvão, de Estrela, onde ainda atua. Antes disso, passou pelas paróquias de Poço das Antas (2008 e 2009); Feliz (2010); Vendinha (2011 e 2012) e Brochier (2014 e 2015). Segundo ele, a vivência nestas comunidades o ensinou que “a dimensão pastoral muitas vezes é um termômetro para minha vocação. Tudo o que eu aprendia ganhava sentido”.

O lema escolhido por Leandro para sua ordenação diaconal é “Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei” (Jo 15,12). E ele explica sua escolha: “Não é qualquer amor, mas o amor que Jesus nos mostrou. Ele nos ensinou como devemos amar, nos deu a prática, nos mostrou o caminho que devemos seguir. Certamente quem O segue neste amor não se dá mal. É um seguimento concreto que atinge a verdadeira felicidade”.

O seminarista conclui afirmando que o sentimento em seu coração neste momento é o de ansiedade, misturado com o sentimento de alegria: “a gente entra no seminário querendo que chegue este dia e quando ele chega é marcado por um sentimento forte e profundo”.

Após a ordenação diaconal de Leandro Ludwig, iniciam os preparativos para a ordenação presbiteral, que já está marcada e será realizada no dia 8 de dezembro deste ano, em Poço das Antas, às 20h.

Crédito: Diocese de Montenegro