Rádio Nova Salvador FM

(51) 3638-1490 / (51) 99827-7600

Ouça Ao Vivo!Rádio Nova Salvador Ao Vivo

12ª Festur teve lançamento oficial no sábado, 19

O chope da GoldBier jorrando após o descerramento do barril realizado pelo prefeito municipal de Salvador do Sul, Marco Aurélio Eckert, foi o momento final de um lançamento oficial da 12ª Festur em grande estilo, ocorrido na Sociedade União Salvadorense no sábado, 19 de agosto. A cervejaria de Maratá será a fornecedora oficial de chope da maior festa de Salvador do Sul que ocorre nos dias 14 a 19 de novembro, no Parque Affonso Christóvão Wallauer.
Antes, porém, muito aconteceu no Lançamento Oficial da 12ª Festur, que contou com a presença de autoridades locais, regionais, imprensa, entidades e comunidade em geral. Em uníssono, os grupos de patinação Gyrus, da Oficina Municipal de Artes, de danças folclóricas alemãs Volkstanzgruppe von Kappesberg e as invernadas juvenil e adulta do CTG Querência da Serra, com a animação dos professores da AAOMA e direção de Marcos Cardoso, apresentaram uma prévia da Festur, mostrando a importância do resgate cultural local, em uma apresentação que lembrava a chegada dos colonizadores alemães ao município, as danças, a comida típica, entregue ao público presente pelos dançarinos e o tradicionalismo gaúcho. No final, entoando a famosa canção Ein Prosit, todos reverenciaram o logotipo da 12ª Festur, que surgiu em um telão, arrancando aplausos do público.
O logotipo da 12ª edição da Festur foi produzido pelo designer gráfico salvadorense Mateus Kremer. Conforme ele, a nova leitura da festa, que busca resgatar as tradições mas ao mesmo tempo dar inovação ao evento, está evidenciado no logotipo através de um conceito mais humano e menos comercial. “Os traçados interagem entre agricultura, turismo, gastronomia e celebração, resgatando os valores culturais de Salvador do Sul. As cores do logotipo são do brasão de Salvador do Sul, utilizadas de forma mais alegre e vibrante. O túnel de Linha Bonita Alta, é a representação do turismo. A torre da Igreja três Santos Mártires é o ponto central da cidade, onde as famílias e amigos se reúnem para se divertir. Os jovens são uma homenagem àqueles que representam o futuro. As talheres e o chopp é uma alusão à gastronomia e ao tradicional chopp. Por fim a galinha, lembrando que somos o maior produtor de ovos do estado e a folha do plátano, árvore símbolo nos arredores de nossa cidade”, detalhou Kremer.
A programação musical também foi apresentada através de um vídeo com clipes dos principais shows. Além dos aclamados Fernando & Sorocaba, no dia 19 de novembro e NXZero, no dia 18, já anunciados pela comissão organizadora, a Festur contará com o show nacional do Tchê Garotos no dia 15, feriado nacional, ACDC cover, Dinamite Joe, Alma do Pampa e Baitaca no sábado 18, Cassius e Matheus e Portal da Serra no dia 19. Na abertura da festa, dia 14 de novembro, quando a entrada será gratuita, animação das bandas Passarela e Musical Champion. A programação completa foi divulgada na página oficial no Facebook. Basta digitar 12festur.
E um dos momentos mais aguardados era a apresentação dos trajes oficiais da corte composta pela Rainha Caroline Klein e princesas Lana Schultz e Sandy Lunckes. Os vestidos, confeccionados no Atelier Affascinare, de Montenegro, e desenhos pela estilista Méri Karoline, contam a história de Salvador do Sul nos bordados e ornamentos. Nas cores champagne, vermelho e verde, com aplicações da flor símbolo do município, a margarida e de folhas de plátano, árvore que ladeia estradas e parques, o vestido ainda faz referência ao túnel de Linha Bonita Alta, ponto turístico de Salvador do Sul. “Estamos agora preparadas para encarar a jornada de divulgação da Festur, o qual faremos com muito carinho e abnegação”, destacou a Rainha Caroline, em discurso após a entrada triunfal acompanhadas das Garotas Estudantis Babys do município, Stefany Rhoden e Kauany Schmidt.
O presidente da 12ª Festur, João Canisio Hoffmann, agradeceu o empenho de todos até o momento e destacou o quanto a festa já vem sendo abraçada por todos. “A boa receptividade que estamos tendo em toda região e principalmente no nosso município nos dá a certeza de que teremos uma grande festa em novembro, quando novamente a Festur ganhará contornos de valorização do nosso potencial”, disse o presidente. O prefeito Marco Aurélio Eckert, em seu pronunciamento aproveitou para convidar a todos para a festa, assim como a secretária da cultura, turismo, desporto e lazer, Elaide Petry Löff. O presidente da AAOMA, Gilson Braun, promotora do evento, falou sobre a alegria em estar ocorrendo a décima segunda edição. “Se depender da AAOMA, faremos este ano a melhor festa de todos os tempos”, disse Braun. Compunham a mesa oficial o vice-prefeito Leo Haas e o presidente da Câmara de Vereadores, Cristian Eugênio Muxfeldt.
Após, as soberanas já realizaram o primeiro ato de divulgação no baile de Chopp, que contou com presença de excelente público, cuja animação foi das bandas Choppão e Os Atuais.
Crédito: Cathierine Hoffmann/ASCOM Prefeitura de Salvador do Sul